top of page

Caminhões: Crescimento no mercado em 2024 impulsiona indústria e renovações de frota

  • Foto do escritor: Kauã Abrahão
    Kauã Abrahão
  • 11 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de dez. de 2024


O mercado de caminhões no Brasil em 2024 vem registrando um crescimento significativo, impulsionado pela recuperação econômica, avanço de setores estratégicos como o agronegócio, e a renovação de frotas com veículos mais eficientes.


Projeções e Resultados

Segundo dados divulgados pela Fenabrave, as vendas de caminhões novos devem fechar o ano com um crescimento de 18%, totalizando 123.423 unidades emplacadas. No acumulado até setembro, foram vendidos 89.046 caminhões, alta de 17,5% em comparação ao mesmo período de 2023.


Esse avanço reflete um movimento de iniciado no começo do ano que, mesmo com oscilações em meses específicos, perdurou durante o ano todo. Por exemplo, em agosto, os emplacamentos cresceram 26,38% em relação a agosto de 2023, mas foram impactados pelo aumento nos preços das commodities, que afetaram o agronegócio.


Linha de Montagem Mercedes-Benz


Já em outubro, as vendas somaram 12,2 mil unidades, o melhor resultado mensal do ano e o maior para o mês desde 2014, representando uma alta de 29,3% sobre outubro do ano passado.


Segmentos em Destaque

O crescimento no mercado é liderado principalmente pelos segmentos de caminhões pesados e semipesados, que têm registrado crescimento acima da média, sustentados por demandas no agronegócio, construção civil e mineração. A adoção de modelos com motores Proconve P8 (equivalentes ao Euro 6) também tem impulsionado as vendas, devido à eficiência no consumo de combustível.


Ranking de Marcas e Modelos

No acumulado do ano, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) lidera o mercado, com 26,2% de participação, seguida pela Mercedes-Benz (23,25%) e Volvo (18,62%).


Entre os modelos, o Volvo FH 540 se destaca como o caminhão mais emplacado, com 5.685 unidades até outubro, consolidando sua liderança no segmento de pesados. Outros destaques incluem o VW Delivery 11.180 e o DAF XF 530, que também figuram entre os mais vendidos.


Volvo FH 540CV - Caminhão mais vendido em 2024


Impacto da Fenatran e Perspectivas para 2025

Eventos como a Fenatran 2024 reforçaram a confiança na indústria, gerando novos negócios que devem impactar positivamente o mercado em 2025. Contudo, a produção atual ainda está abaixo dos níveis de 2021 e 2022, o que indica espaço para crescimento.


A projeção de alta no PIB de 3,2% este ano e as perspectivas de redução das taxas de juros também criam um cenário favorável para a continuidade do crescimento do setor no próximo ano.


Impacto Ambiental

Com a venda estimada de mais de 123 mil caminhões em 2024, podemos imaginar o impacto que a nova frota comercializada deve gerar no meio ambiente. Em um cálculo estimado pela EPA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, cada caminhão pode emitir cerca de 850g de CO2 por quilômetro percorrido e levando em conta a média de 100.000 km rodados por ano por cada veículo, a frota recém vendida deve emitir cerca de 10,5 milhões de toneladas de CO2 anualmente.


Esse número mostra o desafio ambiental que o setor de transportes enfrenta, especialmente com o aumento das vendas de caminhões pesados. Nesse contexto, soluções como a hibridização da frota, surgem como o melhor caminho para conter o impacto ambiental.

Conclusão

Com notícias com essas, podemos ver que soluções como a da Eletrotrac continuam se destacando e devem desempenhar um papel crucial na redução dessas emissões. O compromisso com a sustentabilidade e a diminuição do impacto ambiental da frota nacional é urgente e requer uma transição mais acelerada para alternativas mais limpas, como os caminhões híbridos, que são mais funcionais, para o atual uso dos caminhões brasileiros.

Caminhão com solução da Eletrotrac


Citações Bibliográficas

  1. FENABRAVE (2024). "Vendas de caminhões crescem 29,3% em outubro de 2024". Disponível em: https://www.fenabrave.org.br

  2. ANFAVEA (2024). "Emplacamentos de caminhões atingem 12,2 mil unidades em outubro". Disponível em: https://www.anfavea.com.br

  3. FENABRAVE (2024). "Ranking de caminhões mais vendidos de 2024". Disponível em: https://www.fenabrave.org.br

  4. TRANSPORTA BRASIL (2024). "Ranking de caminhões pesados mais vendidos até outubro". Disponível em: https://www.transportabrasil.com.br

  5. Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). "Emissões de CO2 de caminhões pesados": Disponível em: https://www.epa.gov/greenvehicles/greenhouse-gas-emissions-vehicle-types


Comments


bottom of page